5 ideias para começar seu novo negócio na internet com pouco dinheiro
Todo mundo já ouviu falar: por trás de cada dificuldade pode haver uma oportunidade. Assim, em tempos de crise, nada mais natural que as pessoas desejarem iniciar um novo negócio. Com o crescimento da presença de ferramentas digitais na vida do brasileiro, cada vez mais pessoas estão considerando ter um negócio exclusivamente digital que possa ser conduzido de casa, com flexibilidade de horário e baixo investimento e custos. Parece utopia? Mas não é.
Para demonstrar que a ideia é viável, reunimos aqui 5 tipos de empreendimentos que podem ser iniciados com baixo investimento, baixo risco, dentro de mercados em pleno crescimento – apesar da crise – e que têm uma forte conexão com o mundo digital:
- Serviços Digitais: Uma boa opção para quem tem talento e conhecimento de ferramentas digitais para a criação de arte e/ou criação de websites e manutenção de websites. Com apenas R$109,00 mensais pode-se adquirir a licença de uso de uma suíte completa, com os melhores software da Adobe, líder no mercado de software para criação e edição de imagens, websites e vídeos. Vale a pena conferir os planos aqui.
- Consultoria: Se você tem conhecimentos sólidos em administração, marketing, recursos humanos ou outras áreas de gestão, você pode, em pouco tempo, ter sua consultoria na internet. As ofertas de produtos ou serviços podem variar de acordo com o seu perfil profissional: começando com a oferta de planilhas especializadas (em Excel) até pacotes de consultoria e formatação de planos de negócios. São muitas as oportunidades. Veja um caso de sucesso aqui.
- Assistente virtual: Você já pensou em oferecer sua expertise para outras empresas? Uma ideia, há longo tempo praticada na área de tecnologia da informação, e que vem expandindo para as mais diversas áreas. O assistente virtual pode atender chamados em áreas técnicas, SAC ou mesmo comercial. Investigue o mercado que mais se adapta à sua área de conhecimento e ofereça planos de atendimento, comercial, treinamento ou gestão de equipes virtuais para empresas. Você pode encontrar um nicho de mercado que realmente lhe encanta e pensar em um produto/serviço específico para este segmento.
- Mistery Shopper: Um detetive virtual empenhado em descobrir o melhor preço, o melhor atendimento ou até encontrar falhas que levem seu cliente a vender mais e melhor. O mercado para este tipo de serviço é muito amplo. Tradicionalmente, pensamos no Mistery Shopper como a pessoa que vai a uma loja ou a um restaurante colocar o atendimento à prova. Mas, com o crescimento do mercado digital, o serviço agora pode ter muitos desdobramentos. Portanto, as oportunidades estão aí para quem ousar e inovar.
- Loja virtual: Você pode começar uma loja virtual com um baixo investimento (existem lojas virtuais por menos de R$100,00 mensais), atuando com produtos/segmentos que tenham afinidade com você e seu estilo de vida. Você tem talento para criar? Ou conhecimento com fornecedores do Brasil ou do exterior? Ou tem interesse em representar outras empresas? Todas estas alternativas podem ser muito lucrativas. O e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil. Sim, para crescer há que se investir muito, mas é possível começar pequeno e aumentar a operação na medida em que o negócio vai dando retorno. Ou pode-se optar por continuar atuando com uma receita mensal compensadora, mas sem crescer tanto e abraçar o mundo. Você decide.
Ser um empreendedor digital é o sonho de muitos brasileiros e um sonho fácil de ser realizado. Você não precisa ser rico ou ser um gênio da internet para iniciar um negócio digital e ser bem-sucedido. Precisa, porém, estar antenado ao mercado, conhecer bem o seu público-alvo e ter dedicação suficiente para enfrentar com coragem os desafios que todo novo negócio traz.
Então, agora que você leu sobre nossas ideias, que tal começar a planejar seu novo negócio? Você pode tamém ter interesse em nossa Microfranquia Digital.