Você já deve ter consultado o Google milhares de vezes. E muitas vezes já deve ter clicado em um anúncio do Google Adwords (Links Patrocinados), um daqueles três primeiros anúncios que aparece logo no topo, ou em um dos anúncios da lateral.

Você também já deve ter se perguntado se o Google Adwords é uma boa opção para divulgar seus produtos ou serviços. Provavelmente sim, mas, antes de definir esta como a melhor opção, devemos entender como o Google Adwords funciona.

Google Adwords: pague apenas quando seu anúncio é clicado

Um dos aspectos mais positivos do Google Adwords é que você só paga quando um usuário clica em um anúncio. Primeiro, ele pesquisa algo; em seguida, anúncios relevantes são exibidos; finalmente, ele decide clicar para acessar mais informações. Ou seja, seu custo é por clique e não pelo número de vezes em que o anúncio é exibido. Isso torna o Google Adwords muito atrativo para pequenos e grandes anunciantes.

Google Adwords Anuncie nos Links PatrocinadosMas, para que seu anúncio apareça, o Google Adwords faz uma correspondência de anúncios relevantes à pesquisa realizada. Por isso, a escolha das palavras-chave é muito importante, pois são elas que ativam os anúncios e ajudam os usuários a encontrar as informações/produtos/serviços que estão procurando. Ou seja, você deve selecionar palavras-chave (termos) que as pessoas pesquisem e que tenham relação direta com o produto ou serviço que você oferece. Se o termo pesquisado for “aulas de inglês para crianças”, e você só oferece “aulas de inglês para negócios”, seu anúncio não será relevante para este usuário e não vai aparecer. Claro que, se seu anúncio aparecesse nos resultados, você teria prejuízo.

Conseguir definir as palavras-chave mais relevantes para cada campanha requer planejamento. Esse é um ponto importante na configuração da campanha. Outro ponto muito importante, que tem impacto na qualidade de suas campanhas e no custo geral que você terá, são as páginas de destino de seus anúncios. Idealmente, focamos os grupos de palavras-chave a uma página específica (também denominada “landing page”), com anúncios direcionados de acordo com as melhores práticas do Google Adwords. Quando a página tem conteúdo relevante para seu anúncio e palavras-chave selecionadas, o Google  atribuirá à página um alto índice de qualidade, em uma escala de 0 a 10. Quando não, o índice de qualidade será menor, podendo chegar a zero. Índices de baixa qualidade podem gerar um custo mais alto pelo clique, ou mesmo podem fazer com que o anúncio não seja exibido.

Quando conseguimos uma boa seleção de palavras-chave atreladas a boas páginas de destino, podemos obter resultados muito positivos – tanto para quem busca quanto para quem oferece o produto/serviço. Assim, podemos dizer que quanto melhor for a qualidade de sua campanha, melhores serão os resultados.

Se o Google Adwords é, de fato, a melhor opção para divulgação do seu serviço ou produto? Essa pergunta só podemos afirmar depois de uma avaliação pautada em objetivos e metas, que você pode obter aqui. Mas, a princípio, sim.

Em breve trataremos de outros pontos importantes na sua campanha de Links Patrocinados, tais como as demais configurações de campanhas como extensões de chamadas, site, links, geolocalização e muito mais.